domingo, 21 de janeiro de 2007

O texto do comboio...

Aquelas que me acolheram nas suas salas e me deram a conhecer os meus primeiros amigos.

Aquelas que me ensinaram a ler poesia, a escrever a minha vida, a somar as alegrias, a subtrair as maldades, multiplicar o amor e dividir o carinho.

Aquelas que durante anos se cruzam comigo, nos corredores, na rua, nos intervalos, e não deixam de me sorrir.

Aquelas que, provavelmente, já nem se lembram de mim, mas de quem eu nunca me vou esquecer (as caras já são uma neblina, mas as memórias são cristalinas!)

Aquelas que durante horas a fio me ensinaram e partilharam comigo a sua sabedoria.

Aquelas que marcaram pela positiva, pela bondade, pela atenção, pelos sorrisos, pela competência e pela saudade que deixam.

Aquelas que marcaram pela neutralidade, por não terem grande relevância, mas que lá estavam.

Aquelas que marcaram pela negativa, porque não me agradavam, talvez, só por estarem a substituir, desintencionalmente, aquelas que me agradavam, o que me parecia uma tentativa de usurpar o seu lugar em mim.

Aquelas que oscilaram, escalaram e escorregaram na minha consideração.

Aquelas que surgiram ocasionalmente, não-oficialmente, por isto ou aquilo.

Aquelas que , ainda hoje, me vêem, me dizem Olá!, me abraçam, me ouvem e me dizem, mais uma vez, palavras sábias.

Sim, são aquelas pessoas, as professoras e professores que, ao longo desta curta existência, já passaram por mim, a quem quero agradecer muito, por serem como são e me terem ajudado e ensinado a ser como sou hoje. Àquelas pessoas todas, (já devem rondar a centena...) àquelas marcas que foram deixadas em mim ao longo dos anos e me apoiaram na contrução da pessoa que tento ser - OBRIGADA!
Margarida Feijó
(escrito ao longo de uma viagem de comboio de 3 horas) 20-01-2007
(aperfeiçoado em casa) 21-01-2007

3 comentários:

  1. Muitos parabéns por este texto!
    Está giríssimo e muito bem escrito.
    Espero que haja lá um bocadinho sobre mim !!!! (é preciso ser muito convencida !!!)
    Ainda bem que ao longo da nossa carreira de professores encontramos alunos que nos animam, que nos mostram que nós servimos para alguma coisa e que deixámos alguma boas recordações

    ResponderEliminar
  2. Apesar de não ser professora, naõ posso tb de deixar de dar os parabéns pelo texto.
    Sabes que tb sinto o mesmo em relação a muitas pessoas que têm passado pela minha vida?
    É bom sabermos que muita gente houve para que nos tornassemos assim.
    E tu és fantástica.
    Continua que eu prometo ir espreitando.
    Um beijo
    Benedita

    ResponderEliminar
  3. Fiquei muito comovida com o teu texto. Num tempo em que é tão raro alguém dizer algo de positivo sobre os professores,é bom saber que alguns puderam marcar alguém como os teus te marcaram. E que alguém, como tu, tem a sensibilidade de falar deles como tu falas. Um beijo grande da Manela

    ResponderEliminar