sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Tio Zé

Ele tem 84 anos. Eu conheço-o há 17.
Não, não conheço o silvicultor. Conheço o Homem.
Para mim, não é o Engenheiro Moreira da Silva. Para mim é o Tio Zé.
Não o conheço tão bem como outros o podem conhecer. O nosso contacto é em festas e situações do género.
Mas sei que, quando comecei a construir a nossa árvore genealógica, foi o 1º a prontificar-se a ajuda-me, fornecendo-me, em pouco tempo, toda a informação de que precisava.
Sei que para ele, tal com para mim, a família é muito importante. É importante de uma forma inexplicável, não encontro palavras. É uma dimensão constante na nossa vida, é pouco provável que sejamos alguma coisa sem ela. Porque dentro de cada um, há um pouco de todos os outros. E assim nos construímos. E dentro de mim, há um pouco do Tio Zé. O humor, diz a minha Mãe, é a minha herança Moreira da Silva. É uma coisa nossa, indescritível, e tantas vezes incompreendida!
Já dizia o poeta – “Que outro valor mais alto se alevanta”. Para o Tio Zé, e também para mim, esse valor é a família.
E por isso não hesitou em dizer Sim, quando propus um 3º Almoço MS. O confronto de gerações. A frescura da minha, a sabedoria da dele, todos juntos, elos de uma mesma cadeia.
Por isso, lhe desejo as melhoras, para poder contar com ele para um 4º Almoço Moreira da Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário