domingo, 7 de agosto de 2011

Até Sempre!

Tivemos frango de churrasco e batatas fritas.
Pintámos as tuas galinhas de barro da maneira mais azeiteira possível. Ficaram tão giras!
Fizemos um Sticky Date Pudding com Butterscotch Sauce.
Comemos, bebemos, conversámos e rimos. Contigo. Por ti. Graças a ti.

Minha "Tia Bela", parabéns. Pela coragem, pela sabedoria.

O dia de ontem começou chuvoso e eu achei que estava perfeito para a ocasião. Hoje vi que estava errada. Esteve Sol o dia todo e mais adequado não podia ter sido.

Ontem procurei-te. O tempo todo. Em todo o lado. Dei voltas à casa, esperando encontrar-te, ouvir-te atrás de alguma porta, ver-te aparecer "de calças africanas, descalça e de cigarro na mão". Encontrei-te finalmente, hoje, no meio de todos os que te adoram, entre todos aqueles que contribuíram para as tuas galinhas com uma ou duas pinceladas. Sinto-me um verdadeiro cliché mas tu estás e estarás sempre aqui. Enquanto esta malta toda se lembrar de ti. Enquanto os teus projectos forem os nossos projectos. Tu estás aqui.

Gostava tanto que nos tivesses visto hoje. Parecíamos uma família de ciganos. (Uma família meia estranha, como nunca poderá deixar de ser.) Comida e bebida e ateliers de crianças. E foi o velório mais feliz em que alguma vez estive.

Isabel, titia, obrigada. Pelo Verão de 2007. Por tantos abraços em alturas tão difíceis. Por tanta serenidade no meio de tanta loucura. Pela maior declaração de amor que uma sobrinha pode pedir. E por tantas outras coisas.
Pelos "tios" (e "primo", que o Tito "não tem idade para ser tio") que levo daqui comigo. Por nos teres reunido aqui, a família que tu escolheste, no sítio mais perfeito de sempre. Só mesmo tu para conseguir tal proeza.
Obrigada. Podem não ter sido dias maravilhosos, mas foram sem dúvida memoráveis.

Obrigada por Bruxelas. Por seres uma super-tia. Por seres sempre meia louca quando estamos juntas.

Lembro-me de dizeres "a melhor maneira de gastar dinheiro é a viajar!" Pois eu hei de viajar. Quero conhecer África e a Ásia! Quero ir à Broadway e fazer compras na 5ª Avenida. Quero ver o Mundo como tu o viste e perceber o que é que chama tanto por ti lá fora. (Se puder, começo por África, prometo.)

Minha querida tia, gosto tanto de ti! E gosto tanto de todas as memórias que tenho tuas! Sinto um vazio tão grande e ao mesmo tempo sinto-me tão preenchida. Ainda estou à espera que apareças a dizer "enganei-vos". Agora que a tua sombra foi embora, podias voltar tu. Como eu te conheci estes anos todos. A minha tia Isabel.

(Estás fartinha de saber que não acredito nestas coisas, mas dá-me algum conforto fazer de conta. Tu já sabes que eu não fecho bem a mala... Faz-me um favor - se por acaso vires a minha Mãe, manda-lhe um beijinho e diz-lhe que eu tenho imensas saudades! Divirtam-se, não gozem muito connosco e já agora, se não for pedir muito, manda ventos bons à Avó...)

Olha só para as tuas galinhas!

Até sempre Isabel!

6 comentários:

  1. Querida Margarida,
    Prefiro não dizer nada depois do que li.
    Fica so um abraço apertado.
    Bj
    Benedita

    ResponderEliminar
  2. Querida sobrinha
    há dias em que me apetecia ter um sítio onde escrever e hoje era um deles. Mas não posso, ainda não entrei neste mundo novo que foi inaugurado esta semana, ainda bem que tu escreveste por mim. Só posso posso acrescentar que foi a semana mais intensa que vivi. A Isabel era minha irmã, mas também minha amiga, minha colega, minha cúmplice, meu braço direito (eu que sou ambi-canhota). Não sei ainda muito bem o que fazer de mim, a não ser continuar a tentar resolver os nossos problemas e manter a família o mais unida possível. Com a Isabel. Com o Avô. Com a tua Mãe. Porque vos amo a todos. Luisa

    ResponderEliminar
  3. Margarida, nem sei que te diga.
    Que sim, que é tudo verdade.
    Que foi assim, que em todos nós, com as galinhas, os comes e os bebes, os chás e os cafés, sentiu-se a presença da Isabel (a sorrir com a ciganada) e isso foi tão bom, reconfortante.

    Um enorme beijo

    Deixa-me só deixar um recado à Luísa, que comentou aqui em cima:
    És um ser verdadeiramente único e extraordinário. A tua força e o teu afecto foi aquilo que nos manteve "juntos". Beijos. Agora dava-me jeito um abraço dos teus

    ResponderEliminar
  4. olá Margarida!obrigada por me deixares usar o teu submarino :)
    Tou certa que a Isabel o vem ler muitas vezes!

    Voltei a abrir,o meu album de fotografias de adolescente no dia em que partiste,e lá estás tu,em palco,sempre bonita,sempre brilhante,sempre segura,sempre serena,sempre ISABEL....
    Apesar de termos seguido diferentes caminhos e de não mais termos estado juntas,estiveste sempre na minha vida e sempre vais continuar a estar!lembras te quando aprendi a fazer bolas de fumo e de falar com as bochechas cheias de ar ,em frente ao espelho do teu quarto? e quando estávamos em vilar a lamber pratinhos de açucar amarelo,na borda da piscina,enquanto apanhavamos sol e líamos?(ficavas sempre "preocupada",pois quando voltasses ás aulas de ballet,e se o Treco notasse que estavas mais "gordita"era um "sarilho:):))e as tardes em frente ao ressaca? cada dia que passa me vou lembrando de mais "coisas" nossas.!
    Fui sempre sabendo de ti,sei que adoras viajar e africa.!Será que é por sermos as duas de 4 de janeiro de 59? (as nossas mães ,só acho eu não acertaram nas horas de nos porém cá!),que eu também tenho esse mesmo "bichinho",africa é no coração e viajar ,tens razão é o que melhor podemos fazer na vida se esta assim o permitir.
    Sei que estás aí, que estás aqui e que SEMPRE vais estar no meu coração e na minha vida.OBRIGADA POR TI,até SEMPRE.

    ResponderEliminar
  5. as compras na 5th avenue são comigo!
    em áfrica/ásia não me atrevo que quero manter os orgãos e as imunidades. mas, como vês pelo acima, hás de ter sempre companhia*

    ResponderEliminar