terça-feira, 20 de novembro de 2012

(aguardo sugestão)

Já aqui referi as pérolas de sabedoria que se encontram no facebook. Há coisas que nem vale a pena comentar. Há outras às quais não consigo deixar de reagir. Hoje descobri a imagem que se segue. Partilho também o que se me oferece dizer sobre ela.



É isso tudo! Muito bem! Parabéns a quem teve a ideia! Eu tenho mais umas! E que tal atirar mais lixo para o chão, para ser necessário contratar mais lixeiros?! E já agora, matar uma pessoa de vez em quando para dar emprego aos coveiros?! 

Por favor, um bocadinho de juízo! É preciso pensar no que se diz e no que se escreve! É preciso emprego, claro. Mas não são estes os postos de trabalho que queremos ver aumentados! 

Temos que querer mais e melhores escolas com mais e melhores professores, educadores, formadores! Queremos que a próxima geração seja humana, atenta, que se reja por valores de civismo, justiça e honestidade.
Devemos exigir mais hospitais com mais pessoal especializado. Temos direito a bons cuidados de saúde, independentemente de quem somos ou de onde vimos.
Queremos mais laboratórios para mais investigação científica. Enquanto houver doenças como o cancro, a sida ou a gripe, a matar milhares todos os anos, a Ciência não pode ser impedida de procurar curas!
Precisamos de mais tribunais, mais rápidos e justos.
Urgem mais teatros, mais espectáculos. A cultura não pode morrer!

E antes que me chamem elitista, por só querer "Senhores Doutores"...

É necessário investir no ensino profissional. Acabe-se com o preconceito de que só os burros é que vão para o profissional. Em todas as áreas são necessários técnicos competentes. Quando temos canos entupidos, vidros rachados, cadeiras bambas, chamamos técnicos, não engenheiros.

Temos que repensar o sector primário. Temos culturas mal aproveitadas, potenciais de exportação ignorados. A agricultura precisa de gente que perceba do assunto, que saiba o que é viável e como o alcançar. E isso, os engenheiros não conseguem sem uma pessoa da terra.

Não podemos desejar para nós mais empregos mal pagos. Temos que querer o melhor para nós, porque (e agora peço emprestado o slogan a já não sei qual marca de lacticínios) se nós não quisermos, quem quererá?

Eu percebo a boa intenção por trás do apelo da imagem. Entendo que, olhando à volta, uma pessoa veja estes postos de trabalho "fáceis" de criar. É só pensar que onde está uma máquina, antes estava uma pessoa e agora pode voltar a estar.

Mas temos que pensar mais longe. Só assim podemos aspirar a ser um país livre, justo e equilibrado.


(e agora título para esta coisa? "pá", aceito sugestões.
Margarida mais uma vez a usar o submarino para desopilar contra  as bestas do facebook 
e, quem sabe, para um pouco de serviço público...)

Sem comentários:

Enviar um comentário